
Metas Fora do Papel
Não passe mais um ano deixando "a vida te levar" sem direção e estratégia. Aprenda sobre planejamento estratégico e conheça a ferramenta que vai mudar seu modo de planejar.
Planejamento faz parte da minha vida pessoal e profissional, mas, ao contrário do que muitos pensam, não basta apenas criar uma lista de sonhos se você não sabe o que fazer para alcançá-los. Por isso, nosso artigo de hoje vai trazer um passo a passo com base na nossa ferramenta de planejamento estratégico: Metas Fora do Papel.
Passo 1: Obtenha dados e informações
Sair anotando seus sonhos de forma aleatória não é a forma certa e estratégica para alcançar seus objetivos. O primeiro passo para estruturar os objetivos é com dados e informações. Eles são importantes para ter uma base do ponto inicial que você se encontra e assim, fazer um comparativo para acompanhar sua evolução. Só vamos saber qual produto mais vendemos, qual mês vendemos mais e menos, qual o interesse do nosso público com base nessas informações.
Para iniciar sua análise tenha como base dados internos e externos. Os dados internos serão obtidos analisando sua empresa, concorrentes e clientes, entendo como o mercado micro tem se movimentado. Os dados externos são obtidos em pesquisas do mercado macro, entendendo como os avanços e mudanças na tecnologia, economia, meio ambiente, legislação, etc, podem afetar a sua empresa.
Por isso é importante lembrar que o planejamento não deve ser feito apenas uma vez ao ano, mas ser estudado e atualizado frequentemente, afinal, o mundo e o mercado estão em constante mudança.
Quer saber em quais sites você consegue essas informações?
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Quando temos essas regrinhas em mente se torna muito mais fácil de criar nossos objetivos. Se você tem o objetivo de fazer uma viagem a trabalho, por exemplo, ele precisa se encaixar nesse método. Então seria descrito assim: fazer uma viagem a trabalho para venda ou networking no primeiro semestre do ano.
Para facilitar a criação de objetivos, você pode focar em 4 áreas principais da sua empresa: objetivos financeiros, objetivos sobre clientes, objetivos de processos internos, e objetivos de recursos e aprendizagem. O exemplo da viagem se encaixaria em recursos e aprendizagem, porque é um objetivo de crescimento profissional, expansão de contatos
Por último, antes de você querer alcançar o mundo e criar 10 objetivos para seu ano, lembre que para cada um desses objetivos precisaremos estruturar um plano de ação (spoiler do passo 3) para conseguir colocar eles em prática. Por isso, foque em até 5 objetivos principais que você conseguirá realizar ao longo do ano. Se existirem objetivos grandes que vão exigir muitas estratégias, crie até 3 objetivos.
Passo 2: Crie objetivos SMART
O método SMART busca facilitar e tornar a missão de criar objetivos mais assertiva.
Para seu objetivo se enquadrar dentro desse método ele precisa ser específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
S M A R T
Específico (S): detalhado, bem definido, simples de entender.
Mensurável (M): quantitativo, conseguir medir o progresso dele.
Alcançável (A): realista, ser possível de realizar e alcançar.
Relevante (R): importante, ligado ao propósito e ter impacto, gerar transformação.
Temporal (T): prazo de início e fim bem definido.
Passo 3: O plano de ação
Não adianta termos objetivos e não sabermos como alcançar eles. O nosso plano de ação é baseado na ferramenta 5w2h (Who? What? Where? When? Why? How? How Much?). Nosso método traz essa ferramenta de maneira simplificada, tornando o processo de criação do plano mais prático para a aplicação.
Antes de traduzir, no Metas Fora do Papel eu encurtei essa ferramenta para deixar ela mais simples de aplicar. Nós temos as metas, que é o que, os objetivos a qual aquela meta de refere, responsável é quem, tarefas e recursos é o como, orçamento o nosso quanto e início e término que é o quando.
O que (what): Metas. Elas são simplesmente o objetivo quebrado em partes menores. Comece listando as principais ações que você precisa fazer para conseguir alcançar seu objetivo. (Lembra da viagem a trabalho? As metas seriam juntar dinheiro e preparar um material de divulgação do seu trabalho).
Por que(why): Objetivo. É importante colocar qual objetivo aquela meta de refere para você não se perder sobre o que está motivando a realização daquela meta.
Quem (who): Responsável é simplesmente quem vai ficar a frente de realizar a meta. Pode ser você, algum colaborador da sua empresa ou um serviço terceirizado.
Como (how): Tarefas e Recursos. Aqui você vai listar em passo a passo as tarefas para realizar a meta e os materiais que você vai precisar. (No caso da viagem entraria pesquisar hospedagem, alimentação e transporte, buscar gráficas para produzir o material e quais materiais seriam feitos).
Quanto custa (how much): Orçamento. Essa parte é essencial! Você precisa ter claro todo o custo das tarefas e recursos para saber se possui orçamento necessário para arcar com tudo ou se precisará juntar esse valor dentro do período previsto.
Quando (when): Início e Término. Por último, você vai estipular um prazo para essa meta ser cumprida. Para isso, não abra sua agenda e distribua aleatoriamente as tarefas. Estude suas responsabilidades e tarefas gerenciais da sua marca e considere também datas pessoais importantes (principalmente para você empreendedor solo). Para conseguir se comprometer e realizar as tarefas é importante que esse prazo seja realista.
Fazendo o preenchimento desse plano seu objetivo vai conseguir ser cumprido e sua meta vai sair do papel! E mais importante, você vai conseguir fazer tudo de maneira prática e assertiva.




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