
Planejar riscos não precisa ser estressante
Tomar decisões importantes parece desafiador, mas não precisa ser. Com a técnica certa, conseguimos informações importantes para tomar a melhor escolha e resolver qualquer problema.
Fazer investimento no seu negócio parece ser assustador, principalmente para um micro empreendedor ou pequena empresa. Em que investir para aumentar as vendas? Como prever se esse investimento vai trazer o retorno esperado? São perguntas como essas que nos deixam inseguros e sem saber onde encontrar as respostas certas. Por isso vim te ensinar como prever riscos aplicando técnicas simples que vão te deixar mais seguro para tomar decisões para seu negócio.
De olho nas tendências
Tendência é um termo muito utilizado no mundo da moda, mas ela se aplica a todo e qualquer tipo de nicho e mercado. Elas são oportunidades futuras de crescimento, seja na tecnologia, em hábitos de consumo do público e qualquer inovação que possa trazer um impacto positivo ou negativo. Para entender as tendências, duas coisas são importantes: pesquisa e feeling.
A pesquisa nos mostra, através de dados, informações sobre qual rumo o mercado está tomando nas mais diversas áreas. No marketing estudamos o macro ambiente que é a análise dos ambientes externos à nossa área, mas que impactam diretamente nosso negócio, incluindo: ambiente tecnológico, cultural, social, ambiental, econômico, entre outros. Todas as mudanças que acontecem no mundo vão direcionar nossas decisões, em que área e qual o melhor momento para investir.
Já o feeling eu gosto de chamar de sexto sentido empreendedor. A experiência como gestores de empresa nos ensina muito sobre como está o mercado e o interesse do consumidor. Mas para isso precisamos refinar nossa percepção e registrar a evolução do nosso negócio para fazer um comparativo futuro. Assim como as pesquisas nos darão informação através de dados, precisamos também colher os dados internos para entender as tendências da nossa empresa. Isso também ajudará a nos comparar com nossos concorrentes para saber quais ações devemos tomar para o crescimento da marca.
Perguntas práticas para aplicar:
O que seus concorrentes estão vendendo?
O que seus clientes estão comprando?
O que seus concorrentes estão deixando de vender e seus clientes precisam?
O que tem acontecido no mundo que pode ser um futuro problema ou uma oportunidade?
Prevendo os riscos
Essa pode parecer a parte mais difícil. Diante de um problema ou de uma decisão importante, como saber a melhor escolha para nosso negócio? Apesar de parecer difícil, uma ferramenta muito simples de aplicar é a resolução de problemas, que traz um comparativo entre os custos e benefícios. Para te ajudar de forma prática, vamos trazer dois exemplos para você conseguir adotar em sua empresa.




Problema: Matéria prima encareceu
Decisão importante: Comprar um novo equipamento
Para o primeiro exemplo, você vai buscar soluções e analisar os custos e benefícios de cada ideia que tiver para conseguir decidir qual a melhor opção. Nem sempre vamos nos guiar pela quantidade e sim pelo peso de cada custo e benefício. Em alguns casos você pode manter todas as opções em aberto e organizar qual plano de ação colocar em prática primeiro. Para o encarecimento de matéria prima eu descartaria a última opção, pois a qualidade do produto é muito importante. A primeira ação que tomaria seria a pesquisa de novos fornecedores e faria uma adaptação da segunda opção, fechando parceria com um fornecedor e mantendo outras duas opções para o caso de algum problema com o fornecedor parceiro.
Já no segundo exemplo vamos apenas fazer o levantamento de custos e benefícios para saber se é o momento certo de fazer o investimento. Nesse caso, além dos custos serem maiores que os benefícios, o fato do investimento inicial ser elevado e do mercado estar inflacionado nos mostra que não é o melhor momento para essa decisão. Para isso, vamos acompanhar a economia e investir no equipamento quando o mercado estiver melhor e o valor do equipamento reduzir.
Estruturar essa resolução torna o processo de decisão mais fácil e rápido, além de nos mostrar opções realistas e baseadas no mercado. E aí, facilitou sua vida? Resolver problemas não precisa ser difícil e estressante! Agora, arregace as mangas e aplique na sua empresa.
Perguntas práticas para aplicar:
De acordo com as tendências, qual a probabilidade de não funcionar?
Quais futuros problemas eu posso esperar e como resolver cada um? (criar um plano para os pontos negativos)